quarta-feira, abril 12, 2006

Brasil é oitavo país com mais idosos, diz IBGE

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O Brasil está na lista dos dez países com maior população de pessoas idosas em termos absolutos do mundo, informa a Síntese de Indicadores Sociais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o instituto, que se baseia em estimativas de 2005 da ONU, o Brasil ocupa a oitava colocação, à frente de Itália e França. Os primeiros do ranking são China, Índia, EUA, Japão, Rússia, Alemanha e Indonésia.

Em 2004, diz o IBGE, para cada cem jovens, havia 25 idosos no país.

O número de brasileiros maiores de 60 anos era de 17,6 milhões em 2004, o que significa que 9,7% da população brasileira era formada por idosos.

Segundo a pesquisadora do IBGE, Lucia Cunha, a população brasileira ainda é considerada jovem, porque diferentemente de países como Itália, Japão e Alemanha, a proporção entre idosos e jovens ainda não se igualou. Mas a pesquisadora não hesita em dizer: "Estamos caminhando a passos largos para isso". Em 2004, a proporção de idosos que moravam sozinhos representava 13% dos arranjos familiares. Já 87% dos maiores de 60 anos disseram morar com os parentes ou eram casais sem filhos.

Segundo a pesquisa, apesar da idade avançada, um terço dos idosos disse ainda permanecer no mercado de trabalho, sendo que 43,9% eram homens e 18,8% mulheres.

Expectativa de vida

A expectativa de vida média do brasileiro em 2004 era de 71,7 anos. Segundo o IBGE, entre 1991 e 2004 o brasileiro ganhou quatro anos a mais de vida.

As mulheres vivem em média até os 75,5 anos, enquanto os homens têm uma esperança de vida menor: 67,9 anos.

Nenhum comentário: