LONDRES - Com o título “Marcos Pontes, o primeiro astronauta do Brasil”, o diário argentino La Nación relata em reportagem publicada nesta quinta-feira o envio do brasileiro à Estação Espacial Internacional (SSI) a bordo do foguete russo Soyuz nesta madrugada.
O jornal observa que a missão de Pontes, inicialmente prevista para outubro, foi adiantada com o pagamento de US$ 10 milhões pelo Brasil à Rússia.
“Não foram poucos os que viram uma jogada política no empenho do governo para que a viagem fosse realizada, assim como o seu adiantamento”, diz a reportagem. “Se saísse em outubro, a primeira viagem espacial brasileira seria realizada após as eleições presidenciais.”
Outro jornal argentino, o Página 12, destaca o assunto em sua primeira página, chamando Pontes de “astronauta do Mercosul”. “O brasileiro será o terceiro astronauta da América Latina, já que o primeiro foi o cubano Arnaldo Tamayo Méndez e o segundo o mexicano Rodolfo Neri Vela”, diz o diário portenho.
O assunto também foi destacado no jornal espanhol Diario de León. A reportagem do jornal, antecipando o lançamento que ocorreria na madrugada, relata o orgulho manifestado por Pontes “por ver a bandeira do Brasil pintada na fuselagem do foguete Soyuz”.
Fonte- BBC Brasil
Na sua opinião justifica-se o gasto de US$10,000,000.00 com o envio de um brasileiro ao espaço? Comente, dê sua opinião.
2 comentários:
Acho que o investimento é muito válido mesmo sendo, a sua antecipação, usada como manobra política. Depois da sinistra explosão (da qual não se comenta mais) do veículo espacial brasileiro na plataforma, que levou consigo toda a inteligência dos cientistas mortos no acidente, acho que este vôo vai estimular a comunidade científica brasileira a buscar, mais uma vez, o seu lugar no seleto clube espacial. Inclusive, penso que a explosão não deve ter sido um mero acidente ou erro técnico...
Concordo plenamente com você Ricardo a respeito do "acidente" com nosso foguete "Saci Pererê". Muito obrigado pela sua visita. Um abraço
Postar um comentário