Bárbara Lima _ Revista Abril
Assim como no Brasil, muitos países comemoram o dia das mães no mesmo mês: maio. Perto do segundo domingo do quinto mês do ano, as lojas de diferentes continentes ficam mais movimentadas. Filhos norte-americanos, dinamarqueses, japoneses e italianos, entre outros, saem às compras de presentes para suas mamães.
Apesar da diferenças de cultura e distâncias, a origem da data que comemoram é a mesma: uma homenagem que a americana Anna Jarvis decidiu fazer em memória de sua mãe, morta em 1905. Depois de um período de depressão, a filha de pastores do estado da Virgínia juntou-se às amigas e decidiu estender a homenagem a todas as mamães dos Estados Unidos.
Depois de alguns anos de luta, Anna conseguiu convencer o governador de seu estado, William E. Glasscock, a instituir a data em todo o estado. A primeira comemoração aconteceu em 26 de abril de 1910. Poucos anos depois, em 1914, o presidente americano Woodrow Wilson oficializou a data e a incorporou no calendário de datas comemorativas dos Estados Unidos. Por sugestão da própria Anna Jarvis a data foi alterada para o segundo domingo de maio.
A idéia de Anna, de celebrar o Dia das Mães para fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais, foi adotada em mais de 40 países. Anna sempre dizia que não criou a data para ter lucro, mas cem anos depois o dia das mães se consolidou como um dos mais lucrativos. Ironicamente, a criadora do Dia das Mães morreu em 1948, aos 84 anos, sem nunca experimentar a maternidade.
Já no Brasil a data começou no Rio Grande do Sul. Promovida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918, a data só foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Anos mais tarde, em 1947, a data também foi incorporada calendário oficial da Igreja Católica Brasileira pelo Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro.
Dia das Mães no mundo:
- 2º domingo de fevereiro: Noruega
- 1º domingo de maio: África do Sul e Portugal
- 2º domingo de maio: EUA, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
- 10 de maio: México
- 4º domingo da Quaresma: Inglaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário